Avançar para o conteúdo principal

Universo: começou num Big Bang ou num buraco negro 4D?

A teoria do Big Bang é a melhor que temos para explicar o começo do Universo mas tem inúmeras falhas. Um grupo de cientistas acredita ter encontrado uma explicação melhor, que envolve buracos negros de quatro dimensões.
Um novo estudo publicado na Universidade de Cornell postula que o Universo pode ter tido um começo diferente daquele que se pensa. Segundo a nova teoria, terá sido um buraco negro 4D e não o Big Bang que originou o Universo e o espaço-tempo.

Até agora, a teoria do Big Bang tem sido usada para explicar as origens do nosso Universo, mas os cientistas sabem que tem algumas falhas. Uma delas é o facto de não haver uma explicação para o que terá causado a explosão do ponto de massa infinitamente compacto, que se julga ser o ponto a partir do qual o nosso Universo se expandiu.

Segundo a Popular Science, a nova explicação sugere que o Universo resulta do colapso de uma estrela maciça de quatro dimensões, que se transformou num buraco negro 4D. Os buracos negros que conhecemos são tridimensionais (tal como o nosso Universo) e contêm uma membrana em seu redor 2D, designada por “horizonte de eventos”. No caso de um buraco negro de quatro dimensões (4D), o horizonte de eventos seria tridimensional. Segundo os cientistas, o colapso de uma estrela gigante 4D ejetaria materiais para evento de horizontes 3D, sendo essa a origem do nosso Universo.

“Neste modelo, o nosso Universo tridimensional (3D) é uma membrana, ou brane, que flutua num “universo volumoso” com quatro dimensões espaciais. A equipa percebeu que se o “universo volumoso” continha as suas próprias estrelas de quatro dimensões (4D), algumas delas podiam colapsar, formando buracos negros 4D da mesma forma que acontece no nosso Universo: explodindo como supernovas, ejetando violentamente as camadas exteriores enquanto as interiores colapsam num buraco negro.”

Para já, a teoria está no início mas os modelos computacionais dos cientistas indicam que esta ideia tem pernas para andar.


Em: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2013-09-19-universo-comecou-num-big-bang-ou-num-buraco-negro-4d

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di